Notícias

2 de agosto de 2021

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

Por Liliana Malainho, 29 de julho 2021

                                                                                     https://www.youtube.com/watch?v=by-M82n_iSM
A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas.

Segundo a agência espacial norte-americana, trata-se da maior aproximação a esta lua nas últimas duas décadas. As imagens captadas pela JunoCam foram projetadas numa esfera digital usadas para criar a animação flyby, partilhada posteriormente pela NASA.

"A animação mostra quão bonita deve ser a exploração do espaço profundo", disse Scott Bolton, investigador do Southwest Research Institute, em San Antonio, Estados Unidos.

                                                                     adaptado de: https://zap.aeiou.pt/juno-maior-aproximacao-ganimedes-420143 









9 de dezembro de 2020

A TERRA ESTÁ 2 000 MIL ANOS-LUZ MAIS PRÓXIMA DO BURACO NEGRO SUPERMASSIVO DA VIA LÁCTEA DO QUE SE PENSAVA


Um novo mapa da Via Láctea criado pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão mostra que a Terra está a girar mais rápido e que se encontra 2 000 mil a.l. mais perto do buraco negro super-massivo do centro da nossa galáxia do que se pensava. Uma análise recente feita através do projeto japonês de radioastronomia VERA descobriu que o nosso planeta, está afinal, a apenas 25 800 anos-luz de distância do buraco negro Sagittarius A. No entanto, não há necessidade para procupações, tendo em conta que os dados não indicam que o planeta está a "mergulhar em direção ao buraco negro" mas sim que agora existe um "modelo melhor da Via Láctea".
adapatado de:https://zap.aeiou.pt/buraco-negro-super-massivo-363460






27 de novembro de 2020

O AMARELO 

 NAS PINTURAS DE VAN GOGH


As obras do pintor Van Gogh encaixam-se na corrente artística do pós-impressionismo. Estas caracterizam-se por terem cores fortes. Entre as suas obras mais conhecidas está a pintura a óleo "Girassóis".
A realização desta magnifica obra foi possível graças à utilização de novos pigmentos desenvolvidos ao longo do séc. XIX, sobretudo o amarelo cromado, que conferiu aos girassóis uma cor luminosa.
Porém, atualmente, as pinturas já não apresentam o tom amarelo intenso que as marcava na época, dando agora lugar a um tom mais ambíguo entre o amarelo e o castanho. Esta mudança pode ser explicada por mudanças químicas que ocorrem no pigmento amarelo cromo devido à exposição aos raios ultravioleta.

Adapatado de: https://zap.aeiou.pt/van-gogh-amarela-explicacao-361869






BOLA DE FOGO ATRAVESSA OS CÉUS DE PORTUGAL


O fenómeno ocorreu quando uma rocha de um asteróide entrou na atmosfera terrestre a um velocidade de 2227 000 km/h e, devido à sua grande luminosidade, pôde ser vista numa grande parte do Sul e Centro de Espanha e no sul de Portugal.
O acontecimento foi detetado pelos sensores do projeto SMART, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia, dos observatórios astronómicos de Calar Alto, de Sevilha e La Hita.


                                                                          https://www.youtube.com/watch?v=dCnfEIPyP2Y&feature=emb_title

                                       adaptado de: https://www.publico.pt/2020/11/17/ciencia/noticia/bola-fogo-velocidade-observada-ceu-sul-portugal-1939501





NASA REVELA QUE HÁ ÁGUA NA LUA


                                                                                                   Scientific Visualization Studio/ NASA

A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água no estado sólido.
A descoberta foi feita pelo Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha (SOFIA), um telescópio infravermelho montado num Boeing 747 modificado.
                     
                                                                                       adaptado de: https://zap.aeiou.pt/nasa-revela-agua-na-lua-355668




DESCOBERTO PLANETA DO TAMANHO DA TERRA EM ZONA HABITÁVEL


(na língua inglesa)


A NASA anunciou a descoberta de um planeta do tamanho da Terra e a orbitar uma estrela a uma distância que torna possível a existência de água, numa zona identificada como habitável.

O planeta é chamado de "TOI 700d" e está relativamente próximo da Terra, a cem anos-luz de distância, sublinha a agência espacial norte-americana.

A descoberta foi feita pelo satélite TESS, "projectado e lançado especificamente para encontrar planetas do tamanho da Terra e a orbitar estrelas próximas", explica o director da divisão da astrofísica da NASA, Paul Hertz.



CIENTISTAS MAIS PERTO DO QUE NUNCA DE SINAL DA ALVORADA CÓSMICA

Utilizando o radiotelescópio MWA (Murchinson Wide Array) investigadores deram um novo e significativo passo em direção à deteção de um sinal do período da história cósmica em que as primeiras estrelas iluminaram o céu.
                                                                                                                                          adaptado de: https://zap.aeiou.pt/perto-sinal-da-alvorada-cosmica-294373
 


A PRIMEIRA FOTOGRAFIA DE UM BURACO NEGRO


O projeto Evente Horizon Telescope publicou a primeira fotografia de um buraco negro alguma vez captada pelo Homem.



De acordo com a Teoria da Relatividade Geral, um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo partículas que se movem à velocidade da luz, podem escapar, pois, a sua velocidade é inferior à velocidade de escape desses corpos celestes infinitamente densos.

FOTOS IMPRESSIONANTES DE MARTE REVELAM GELO DENTRO DE CRATERA


A agência Espacial Europeia compartilhou fotos da cratera Karolev de Marte cujo fundo está repleto de gelo. A fotografia foi captada pela High Resolution Stereo Camera (HRSC) que faz parte do satélite Mars Express.
Adaptado de https://www.noticiasaominuto.com.br/tech/749874/fotos-impressionantes-de-marte-revelam-gelo-dentro-de-cratera



HUBBLE

NOVA FOTOGRAFIA DE SATURNO É DE CORTAR A RESPIRAÇÃO


O Hubble aproveitou o momento em que o planeta estava no seu ponto mais próximo da Terra, a 1,36 mil milhões de quilómetros do nosso planeta, no dia 20 de Junho. Esta nova fotografia pode muito bem ser considerada uma das melhores alguma vez tiradas do planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário